"Projeto Piloto de Seqüestro de Carbono com Reflorestamento de Espécies Nativas Consórciado com Oleaginosas" , realizado com a UFRA e EcoMapuá. Um dos resultados do projeto foi a identificação de 11 espécies nativas onde se gerou os dados de biomassa e carbono, sendo 3 espécies obtidas pelo método destrutivo (Virola, Andiroba e Açaí). Os principais impactos previstos pelo projeto são: a recuperação de áreas degradadas, inclusão social e econômica dos ribeirinho nas questões relativas a preservação e manutenção da biodiversidade,permacultura, a captação de recursos no mercado de carbono, garantindo a sustentabilidade e expansão das ações após conclusão do projeto, e a melhoria de indicadores ambientais a serem definidos na fase inicial do projeto.

"Diagnóstico Sócioeconômico e Ambiental das Comunidades do Rio Mapuá"
, parceria entre a Nova Amafrutas (Cooperativa) e a empresa Ecomapuá Conservação, complementando o conhecimento previamente gerado sobre a região, adicionando novas variáveis ambientais a base de dados existente. Esses estudos contaram com apoio da ONG Holandesa ICCO e do Unitrabalho, e o foi realizado com a participação da comunidade ribeirinha local.

"Projeto de geração de renda e alimento através de produção agrícola familiar e manejo florestal sustetável"
que apontou diversas linhas de ação e identificou demandas e necessidades para melhorar qualidade de vida, condição fundamental para o desenvolvimento sustentável local. Realizado em parceria com a Petrobras no âmbito do Programa Fome Zero. Dentre os aspectos sociais e ambientais de maior vulnerabilidade identificados, confirmados por estatisticas oficiais, cita-se: altos índices de analfabetismo; carência alimentar e desnutrição infanto-juvenil; altos índices de acometimento por doenças endêmicas como malária e verminoses; baixa capacidade organizacional; super exploração de áreas de matas ciliares; altas taxas de desmatamento em floresta nativa por agricultura itinerante predatória 0,6% contra média de 0,4% para a Amazônia; pesca e caça e extrativismo predatória.